FLUXOGRAMA – CAPTAÇÃO, ESTOCAGEM, E TRATAMENTO DE POTABILIZAÇÃO COM BIO FILTRO LENTO DE AREIA.

 

Como funciona?

 

Telhado – Funciona como captador de água de chuva

Calha – Um modelo comum de mercado de calha deve existir ou ser instalado para reunir a água que vem do telhado. Pode ser um sistema de “calha oculta”.

Separador 1º Estágio – Um simples filtro de tela (tipo coador) para reter pedrinhas, galhos, folhas, e outras impurezas grosseiras, ressuspensas e depositadas pelo vento.

Separador de 2º Estágio – O início de uma chuva lava a atmosfera e o telhado, arrastando impurezas finas que precisam ser separadas e descartadas, para não “carregar” desnecessariamente a ETA. Tudo se passa como se lavássemos o telhado antes de começar a coletar as águas.  

Reservatório – Para acumular a água de chuva é necessário um reservatório.

Qual o volume desse reservatório? A determinação correta desse volume é da máxima importância, e depende da área do telhado, do número de habitantes consumidores, do regime pluviométrico da região, da existência ou não de outras fontes supridoras de água de qualidade confiável.

 

Notas:

(1) o reservatório deve ser necessariamente fechado para evitar entrada de sujeiras, insetos, roedores e at last but not at least de a luz solar, para evitar propagação indesejável de algas.

(2) O reservatório de água bruta tem também a importante função de diluir eventuais precipitações pluviais singulares, equalizando a sua qualidade.

 

Em muitas regiões do Brasil, chove uma boa quantidade anual, geralmente concentrada em 6 a 7 meses do fim/inicio do ano seguinte. Para residências, um volume de reservação de 20 a 50 mil litros costuma ser suficiente, mas o volume do reservatório há que ser determinado caso a caso.

 

Tratamento de Potabilização

 

Bio Filtro Lento de Areia, de concepção moderna, que elimina matéria orgânica e patógenos (causadores de doenças).

Filtro de Adsorção a Carvão Ativado que segura metais pesados e impurezas finíssimas, a nível molecular.

UV unidade – A água passa por uma unidade UV para eliminar recontaminações pós Carvão Ativado

Cloração por Difusão - A água pura e potável obtida é clorada com um máximo de 0,5 ppm (meia parte por milhão), para atender norma.

Apesar da alta tecnologia empregada, todo equipamento de potabilização é de construção extremamente simples, segura, e funciona automaticamente!

Caixa de Água Clorada  – de 1.000 litros

Bomba de Recalque - que alimenta a caixa de água da casa através de sistema comum de bóias flutuantes